Museu de Arte Moderna da Bahia – Artes, Cultura e Lazer

4 05 2009

mam6

O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), situado em um dos cartões postais mais conhecidos e visitados de Salvador, o Solar do Unhão, é caracterizado por um misto encantador do moderno e do antigo, sustentado pela riqueza histórico-cultural que o envolve.

A opulenta construção datada do século XVII, que fora residência do Desembargador Pedro de Unhão Castelo Branco, tal qual, a partir deste, se dera o nome do local, possui capela, casa grande, senzala e fábrica, todos adaptados ao museu, além de aqueduto, chafariz e cais à beira-mar, ou melhor, às margens da Bahia de Todos os Santos que formam um cenário inspirador para quem visita, tornando-se perfeito para as exposições que abriga. São obras ímpares e contemporâneas, como as de Mário Cravo, Tati Moreno, Bel Borba, Carybé, Rubem Valentim, que fica em “Sala Especial”, além de tantos outros artistas que compõem um acervo abundante de obras de arte.

A arquitetura colonial, tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), possui outros espaços acomodados para o visitante, como restaurante, loja de souvenir, teatro-auditório, biblioteca e área livre para shows.

Programação Especial

Até o dia 31/05 acontece a mostra Carybé, no Casarão e na Galeria 1 do MAM, em celebração aos 70 anos da primeira visita do artista a Bahia, além de integrar a programação especial de 50 anos do MAM. Serão esculturas, pinturas, desenhos, gravuras, ilustrações e registros que recontam a história de trabalho do artista.

Nos sábados, das 18h às 21h, acontece o “JAM no MAM”, projeto cultural que traz o mais tradicional e autêntico jazz, com os músicos Ivan Bastos (baixo), Paulo Mutti (guitarra), André Magalhães (piano) e André Becker (saxofone), e a participação de outros profissionais locais, que se apresentam em formato “jam session”: tema e improvisação. Os ingressos custam R$4,00 (inteira) e R$2,00 (meia).

Já no domingo, das 16 às 18h, a programação segue, especialmente, para criançada. Trata-se do “Pinte no MAM”, evento de pintura lúdica ao ar livre, coordenado pelo artista plástico Maninho, destinado ao público infantil. A entrada é franca e vale à pena conferir.

Não deixe de conhecer e participar dos eventos programados pelo MAM, pois, além de aprazível e oferecer cultura de bom gosto, este lugar mágico é, sem dúvida, a representatividade singular que pulsa nas veias da Bahia.

Maiores Informações

Acesse o www.mam.ba.gov.br ou, então, ligue no (71) 3117-6065/ 6141 ou 6139 e divirta-se! A visitação do espaço acontece de terça-feira a domingo, das 13h às 19h, e sábados, das 13h às 21h.

 

Artigo publicado no site da Fundação Cultural CA&BA

http://www.caeba.org.br/site/index.php/page/artigos/id/6

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: