Bahia cai no gosto do mosquito da dengue

10 07 2009

dengue02Diferente do restante do Nordeste, a Bahia é (vergonhosamente) o único estado da região com registro de casos de dengue superior a média nacional.

De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Saúde, no dia 9 deste mês, o número de ocorrências da dengue que era de 31.132 (entre 1º de janeiro e 13 de junho de 2008) saltou para 92.420 casos no mesmo período deste ano. As cidades mais atingidas pela doença foram Itabuna (5.969), Jequié (6.916), Ilhéus (1.626), Feira de Santana (859) e Salvador (160).

O Estado baiano juntamente com Acre, Roraima, Amapá, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso correspondem com 56% do total de casos de dengue no País.

Segundo informações do jornal A TARDE, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, atribuiu a responsabilidade pelo aumento nos índices da doença aos gestores municipais. “A falta de continuidade nas políticas municipais por conta das eleições contribuiu para o agravamento da situação. Não se pode deixar de manter a continuidade do combate ao vetor. Agora, a Bahia terá de trabalhar em dobro”, concluiu o ministro.

Na tentativa de conter o avanço da doença na Bahia, o ministro anunciou que irá repassar um adicional de R$ 9,47 milhões no recurso de teto financeiro de Vigilância em Saúde e reforço na divulgação de informações sobre o mosquito.

Triste Bahia… E agora Srs. prefeitos? O mosquito lhes agradece pelo mau trabalho desenvolvido.

Espero apenas que as medidas adotadas pela “prefeitura de um novo tempo” (e extensão aos gestores dos outros municípios), no combate a focos de dengue, não seja ordenando que se aterrem lagos e leitos de rios, como a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Habitação e Meio Ambiente tentou fazer semana passada na via que intermediará o acesso da Avenida Paralela a orla marítima.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: