Pandemia ataca o Congresso Brasileiro

10 07 2009

congresso01Não há vírus mais devastador se alastrando na história do Congresso Brasileiro do que o chamado Corrupção (H-TODOS-RARA-EXCESSÃO). Este, que se propaga a cada acordo, nova posse, sucessão ou, mesmo, quando os gatunos se reúnem e tomam decisões para auto-beneficência na calada da noite ataca direita, esquerda, meio-termo, maria-vai-com-as-outras, não-sei-o-que-faço-aqui, enfim, todos aqueles desprovidos de honestidade, integridade e compromisso para com seu povo.

 

[Só abrindo um pequeno parêntese, na verdade um colchete, corrupto é um crustáceo decápode (aquele coberto por uma carapaça), que pertence a família Callianassidae… tem esse nome pois não aparece e é difícil de capturar – seria essa a origem do nome tão utilizado para fazer referência aos políticos? Ao menos é bastante sugestiva essa explicação da Wikipédia].

 

Seguindo o viés desta funesta saga contagiosa, parece que o falecido senador Antonio Carlos Magalhães (DEM-BA), em uma de suas infinitas manobras políticas, também deixou aos contribuintes dos cofres públicos resquícios do legado viral.

congresso05De acordo com as denúncias do Estado de São Paulo, em 1997, sob gestão de ACM, contas secretas foram criadas para custear os planos de saúde dos funcionários do Senado. Agora, bode expiatório ou não, o principal acusado e já processado de improbidade administrativa e ¹prevaricação pela Comissão de Fiscalização e Controle do Senado é o ex-diretor-geral da Casa, Agaciel Maia – afastado do cargo que ocupou por 14 anos.

Durante o período em que esteve à frente da direção, estima-se que cerca de R$ 160 milhões foram movimentados por Agaciel Maia sem que se saiba o verdadeiro paradeiro da quantia, pois esta não foi oficialmente submetida ao Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI) e, também, mais de 660 decisões foram sigilosamente acolhidas.

Outro servidor que desocupou a função no Legislativo por conta do envolvimento nas denúncias administrativas foi João Carlos Zoghbi, ex-diretor de Recursos Humanos. Quanto a participação dos distintos senadores que passaram pela dinastia Maia – Jader Barbalho, Renan Calheiros, Garibaldi Alves, além de ACM e José Sarney, atual presidente do Senado, que anda com o dedo metido na ferida mais que qualquer outro – em atos clandestinos e ilícitos, ainda é um mistério.

Mas, pior do que as bombas que estão vindo à tona e sendo expostas pela mídia é saber que de todos os presidentes que passaram por esta Casa nos últimos 14 anos, somente o atual será julgado. A bola da vez, Sarney. Ou seja, vamos ficar de platéia assistindo a absolvição do restante da corja pela condenação em primeira instância do Sr. Agaciel Maia.

Segundo o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), o Sr. Maia possuía em seu gabinete uma passagem secreta que servia como uma espécie de “quarto”, onde o mesmo se reunia para “encontros íntimos” dentro do Senado Federal Brasileiro. O cômodo possuía, inclusive, material pornográfico, camisinhas, um sofá e telão.  Se esse vírus de que congresso04falo sofrer mutação e se tornar sexualmente transmissível, aí, então, o país que está em segundo lugar no ranking dos países que mais pratica sexo no mundo deverá ficar em alerta pandêmico nível máximo.

Nossa democracia do “salve-se quem puder” está em condição latente de repugnância. São contas secretas, atos ilícitos, mansões e castelos não declarados, nepotismo, tráfico de influência, suborno, propina, superfaturamento, apropriação de bens e serviços públicos, lavagem de dinheiro, extorsão, esquemas fraudulentos (que ufa…), dão até para tirar o fôlego e minimizar a ação de anticorpos daqueles que buscam a Casa Legislativa para resguardar os direitos dos cidadãos.

Será que alguém conhece um antídoto contra tamanha bandidagem histórica?

E só para concluir com uma boa dose de reflexão: “o cidadão brasileiro tem medo do futuro, o político do passado”, como advertiu Joelmir Betting, dia 10/07, no Jornal da Band.

 

¹Prevaricação: crime praticado por funcionário público contra a administração em geral que consiste em retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal.

FONTE: WIKIPÉDIA

Anúncios

Ações

Information

3 responses

12 07 2009
juniamagalhaes de almeida

Sou novata em questões políticas. Sempre fui acomodada diante dos escândalos protagonizados por nossos governamentes. Venci a inércia e vou entrando em qualquer blog que se dedica a política. O Sarney vem resistindo apesar de todo o bombardeio da mídia, agora protegido pelo Presidente Lula que se esqueceu da independência entre os Três Poderes e se lançou na defesa dessa pústula que todos sabemos ser o Sarney. E para que esta mula se intromete no legislativo? É óbvio que tal intromissão visa a sequência de seus projetos de poder. E como tenho medo do poder colocado nas mãos de um semi-analfabeto, que lindo dizer que não lê jornais.

O que os donos de blogues e blogueiros deveriam é começar uma companhia FORA LULA, FORA PT…VOCE JÁ IMAGINOU…VOCE JÁ IMAGINOU ESSA DILMA NO PODER…

Nós do SUL financiamos o NORDESTE. Mas o Nordeste poderia ter desenvolvido, não? Por quê sempre ouve desinteresse em acabar com a seca nordestina? Recursos existem, veja Israel – prosperou no deserto. Há muitos anos soube da vinda de técnicos israelenses para estudar o solo nordestino. O projeto poderia ter vingado, mas não vingou. Aos donos dos territórios nordestinos não interessa a chegada do que se chama de – coisas civilizadas.
Resultado disso e de muitas coisas o Lula descobriu um fertil terreno nascedor de votos. Solução não vejo…

Como não podemos dividir o Brasil em norte e sul. O jeito que vejo é o Sul se unir contra a permanência de LULA, PT e DILMA.

Quem sabe você, como jornalista não poderia começar O FORA LULA e cia?… Não sei se disse muita besteira. Frisei. Sou novata.

12 07 2009
juniamagalhaes de almeida

Outra coisa: suas críticas por favor mande para meu e-mail. quero aprender.

13 07 2009
Mônica França

Olá Junia,

Já pode conferir no seu e-mail minha opinião.

Um abraço e até mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: